sábado, 26 de setembro de 2009

MEDITAÇÕES

FEITO PARA HOMENS, DEDICADO AS MULHERES
"Esse texto foi escrito em 2002 em Maricá-Itaipuaçu-RJ

Que fique o texto, pelas gerações que virão.
Que as mulheres possam ocupar seu espaço, sem competir com os homens.
Que os homens possam se comportar como homens sem machucá-las.



Homem quando és semente apenas
É no corpo de uma mulher que germinas…

Quando nasces chorando
É nos braços de uma mulher
Que te acalmas…

Quando sentes fome
E nos seios de uma mulher
Que te sacias…

Quando tentas andar
É com auxílio de uma mulher
Que arriscas os primeiros passos…

Quando começas a falar
É uma mulher quem te ensina
As primeiras palavras…

Quando te preparas para enfrentar a vida
É uma mulher quem te incentiva
E te molda o caráter…

Quando começas a despertar para o amor
É uma mulher
Quem te faz sonhar…

Quando sentes solidão
É uma mulher que procuras
Para ser tua companheira
Ao longo da vida.

Quando te multiplicas é uma mulher
Que dá luz aos teus filhos
Dando continuidade
A tua descendência.

Quando enfim…
Entenderás,
Que a mulher compartilha com a natureza
A criação da própria vida…

Quando enfim, entenderás,
Que dependes dela.

Respeite-a!
Ame-a!
Proteja-a!

E certamente te sentirás,
Mais homem.



De: Adna Maria Ferreira de Souza

Recebido de: Elisabeth Flausino Rodrigues



Mensagem "colada" do blog: www.luzespirita.net/

domingo, 6 de setembro de 2009

Meditações

Sabe aqueles momentos em que você sente que a sua vida está emperrada? Os projetos não se concretizam, ou demoram muito pra acontecer, sua mente fica dispersa, tudo parece que está em suspenso e sensação é de caos total...

Em vez de ficar se angustiando, experimente olhar ao seu redor: Você tem acumulado coisas que não usa mais? Seus armários e gavetas estão abarrotados? Sua bolsa está uma bagunça? E sua mesa de trabalho? Pois bem, nada que uma boa faxina não possa resolver!

A bagunça e o acúmulo de coisas que não nos servem mais criam sérios obstáculos e impedem que a energia circule adequadamente pelos ambientes. Isso gera confusão, tanto mental quanto emocional, cansaço, falta de foco sobre o que é realmente importante, sensação de nostalgia, melancolia e acaba atraindo atritos e problemas para a vida pessoal e os relacionamentos.

Algumas dicas simples podem te ajudar a começar: separe para doação tudo aquilo que você não usa mais, mande consertar o que estiver com defeito e, se houver algum projeto que você tenha iniciado e largado pela metade, como uma blusa de tricô, ou um quadro, por exemplo, comprometa-se a terminar ou jogue fora. Dê atenção especial a documentos, material de trabalho e papéis e só guarde o que for realmente necessário.

Na hora em que for mexer nas gavetas, caixas e armários, pode ser que se surpreenda com a quantidade de coisas acumuladas ao longo dos anos: cartas, fotos, recordações de todo tipo. Essa costuma ser a parte mais difícil, porque mexe muito com a nossa memória afetiva. Tente conservar apenas o que você realmente ama e que te faz bem. Não vale à pena guardar coisas que remetem a fases da vida que já não fazem mais sentido, ou que já ficaram irremediavelmente para trás, porque isso acaba criando uma ligação tão poderosa com o passado que nos impede de seguir em frente e atrair novas possibilidades.

O mais importante é ter consciência de que o que está fora é uma projeção do que está dentro de nós. Portanto, tudo o que você arruma externamente irá se refletir no seu mundo interior. Ao dedicar uma parte do seu tempo à arrumação da sua casa, aproveite para olhar para sua baguncinha interna e refletir sobre os aspectos que merecem mais atenção e organização. Concentre-se na faxina e vá colocando em ordem seus pensamentos e seu coração, recriando seu espaço interno, jogando fora tudo o que não serve mais, as experiências tristes, coisas que fica remoendo sem necessidade, crenças antigas que não possuem mais um significado real ou construtivo.

Ao conseguir se desapegar do excesso você passa a ter mais confiança no futuro e abre espaço para que o novo possa entrar na sua vida. Sua energia se torna mais leve e disponível para que grandes transformações aconteçam. Experimente!

Para dar um toque final, prepare um spray com óleos essenciais de eucalipto e hortelã pimenta. Além de perfumar o ambiente, essa combinação vai promover purificação e zerar as energias antigas, trazendo ainda mais renovação e caminhos abertos.

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Leituras

Textos curtinhos
A FADA DONDOCA

A Fada Dondoca
Adora goiaba,
Só come, no escuro, goiaba madura...

- Tenho medo, tenho nojo
De ver bicho de goiaba.
Prefiro comer de noite,
Assim, não enxergo nada!




A BOCA DO SAPO

O sapo estava na beira do rio. Passou o bode e disse:
-Sapo, você tem uma boca muito grande!
O sapo respondeu:
- Não, minha boca é pequena!
E o bode falou:
- Boca pequena é a boca do coelho!
O coelho chegou falando:
- Vai ganhar o bolo quem apagar todas as velas com um sopro só.
E o sapo todo contente falou:
- Ora! Quem tem boca grande sou eu!








A LOJA DAS LINHAS
Lygia Bojunga Nunes


A Loja das Linhas era uma loja que só tinha linha. De tudo quanto é jeito e cor. Na prateleira do fundo, moravam dois carretéis que há muito tempo estavam ali, um ao lado do outro, esperando para serem comprados. Um era carretel de linha de pesca; o outro, de linha forte. As duas linhas batiam papo até não poder mais.






ÁGUA DE BEBER

Mais da metade da superfície da Terra é coberta por água, mas pouca pode ser usada para beber. É que a maior parte dela é salgada.

Para se ter uma idéia do que isso significa, imagine se conseguíssemos colocar toda a água do planeta dentro de uma garrafa grande de refrigerante, uma colherzinha de café corresponderia ao que podemos consumir!

É bom não desperdiçar!






POLVO MÁGICO


Sabe aquele truque em que o mágico aparece no meio de uma nuvem de fumaça? É mais ou menos isso que o polvo faz para despistar peixes grandes e famintos. Quando está em perigo, ele solta uma tinta preta que deixa a água toda escura. O inimigo fica sem ver nada e o polvo aproveita para dar no pé.

retirado do blog anotações da pro rirela

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

PARA RIR

RETIRADO DO BLOG EDUCAR!!!!
RETIRADO DO BLOG LUCIANA NADOLNY

Painel para contação de histórias...

Fiz esse painel para contar a história da Bruxa Vassorilda. Esse painel pode ser usado para contar outras histórias. É só usar a criatividade!!!

BRUXA VASSORILDA- Quem gosta de magias e bruxarias, vai gostar desse. O livro, de Imelda Heuschen, conta a história de Marlene, uma menina bem malcriada, que vive aprontando com todo mundo. Só que um dia ela se perde na floresta e termina encontrando uma bruxa que só sabe fazer o bem.

A Bruxa Vassorilda.
Marlene é uma menina um pouco desobediente e malcriada, que gosta de reclamar de tudo.
Hoje mesmo, nem quis ouvir quando sua mãe disse para ela não ficar fazendo hora no caminho para casa. Pronto! Aconteceu o que tinha que acontecer: Marlene se perdeu na floresta. Ela xingou, resmungou, mas nada disso ajudou a encontrar o caminho certo.
Os bichos da floresta nunca viram uma menina tão reclamona. Um tronco velho de árvore, que gostaria de recuperar o sossego, apontou para uma casa, onde Marlene poderia procurar ajuda.
É a casa da bruxa Vassorilda. Ela é boazinha e só sabe fazer feitiços do bem, como a máscara da beleza e o elixir do amor e da riqueza. Vassorilda oferece um prato de sopa bem quentinha para Marlene.
- Ah, você é uma bruxa! - disse Marlene, admirada.
-Então pode me ensinar a transformar os meninos em sapos, as meninas em abóboras e os pais em chinelos velhos.
Vassorilda ficou horrorizada:
- Não , nunca! Eu não conheço nenhuma dessas fórmulas mágicas!
Mas Marlene não queria saber de nada:
- Eu quero transformar os bebês em cebolas, fazer nascer uma verruga no nariz da professora e outra no dedão do pé da diretora.
- Marlene, você não acha melhor fazermos coisas boas para os outros?
Mas não adiantava falar com ela: Marlene pegou o gato de Vassorilda e o enfiou na banheira cheia de água!
- Ah, não! Já chega!- gritou Vassorilda começando a se enervar.
- Agora você vai voltar para casa. Seus pais já devem estar bem preocupados! - continuou Vassorilda.
Marlene se debateu, mas a bruxa colocou a menina num saco, amarrou-o na vassoura e voou para a cidade.
E Vassorilda deixou a menina no terraço de sua casa.
- Pronto, pestinha, agora entre! E daqui para a frente tente ser um pouco mais educada se quiser ter amigas de verdade.
Postado por Luciana C. Araujo Nadolny às Segunda-feira, Junho 22, 2009 4
RETIRADO DO BLOG CARROSSEL DA APRENDIZAGEM

Meu aluno não sai do nível silábico!



Nesses anos que trabalhei com alfabetização, tive o privilégio de ter como colegas, professoras dedicadas, comprometidas e altamente qualificadas para a difícil tarefa de alfabetizar uma classe de 25 crianças. Contudo, percebi que na maioria dessas turmas, inclusive nas minhas, um pequeno grupo de alunos "estacionava" no nível silábico, deixando as professoras desesperadas...


Muitas crianças silábicas, se dão conta que sua escrita não corresponde à escrita dos livros, à escrita do seu nome e procuram, de muitas formas, evoluir em suas hipóteses. Mas, não é de qualquer aluno silábico que estou falando, é daquele que permanece um semestre inteiro, praticamente todo o ano letivo nesse nível de escrita, convicto de que uma sílaba se escreve com apenas uma letra, apesar da maioria dos colegas já estarem mais avançados e das inúmeras atividades realizadas nas aulas.


É claro que sabemos que cada criança irá desenvolver a escrita alfabética no seu tempo. Eu Porém, o mês de dezembro não espera cada aluno amadurecer para chegar e, infelizmente, crianças não alfabetizadas não passam para séries mais avançadas.


A difícil situação desses alunos me inquieta há algum tempo, e lendo o livro de CURTO (2000), vi que não é somente eu e minhas colegas que nos deparamos com essa problemática. Segundo o autor, a hipótese silábica é tão potente e satisfatória para as crianças, que lhes custa muito renunciar a ela.


Naturalmente, muitas crianças escolhem as vogais para representar as sílabas. Apesar de nunca terem visto uma palavra assim, e apesar de que seu nome, e os dos colegas, e os de muitas outras palavras que conhecem se escreverem com mais letras, e com consoantes, etc., elas escrevem assim:




AIOA - Mariposa




IE - Tigre




EAA - Janela




É maravilhoso: podem escrever qualquer palavra que lhes propusermos ou que queiram escrever. Nabucodonosor? Facílimo: AUOOOO. Constantinopla? OAIOA. Inconstitucionalissimamente? IOIUIOAIIAEE.


Podem escrever, inclusive, longuíssimos contos na escrita silábica... quanto mais a professora realizar atividades com as vogais, silabação e "separação de sílabas", mais as crianças estarão convictas de sua escrita. Para essas crianças, o método silábico é totalmente ineficaz.


Contudo, através dos meus estudos e experiência com as crianças, tenho percebido que é possível propor conflitos cognitos, para que as crianças repensem suas hipóteses e possam deixar a comodidade da hipótese silábica:




1) Escrita de Monossilábicos
Como escrever SOL? Pela lógica silábica, seria colocado apenas um O. porém, uma letra apenas é difícil de aceitar. As crianças irão pensar em soluções, como dividir ou dizer a palavra enfantizando o último som e escrevendo OU, ou SO. Isso já é um avanço...


Outras palavras monossilábicas para trabalhar com as crianças: pá, pé, má, lá...




2) Palavras com todas as letras iguais
Trabalhe com as crianças palavras como: Batata, Banana... Possivelmente, as crianças escreverão: AAA, AAA. Isso não pode ser lido, porque são todas iguais!




3) Palavras diferentes são escritas da mesma maneira?
Por exemplo, como é possível que SUCO (UO) seja igual a TUBO (UO), ou PESTANA (EAA) seja igual a SEMANA (EAA)? Isso também ofende o intelecto infantil e leva as crianças a pensar que é preciso usar outros critérios.




4) Os nomes próprios não podem ser escritos pela metade.
Na escrita dos nomes dos colegas, as crianças vão se esforçar ao máximo para escrevê-los corretamente, e podem utilizar os crachás ou o prório colega para conferir sua escrita.




5) As consoantes: uma solução
É importante desenvover a conciência dos sons das consoantes, o que é bem diferente de ensinar"famílias silábicas". Com muitos jogos e brincadeiras, é possível estudar os sons das letras. Algumas crianças poderão manter a hipótese silábica, porém com as consoantes, por exemplo, para ASPIRADOR, escreverá APRO, ou APRD, o que já é um avanço e a criança está há um passo da escrita silábico-alfabética.


Fonte: Escrever e Ler Volume 1 - Artmed