quarta-feira, 29 de abril de 2009

Textos para estudo

PRÁTICA PEDAGÓGICA

TRABALHO COM CRUZADINHAS

No momento inicial da alfabetização, as cruzadinhas oferecem ótimas oportunidades para que as crianças decifrem os códigos antes de saber ler convencionalmente, compreendam a natureza da relação oral/escrita (fonema/grafema), utilizem o conhecimento sobre o valor sonoro das letras, usando a leitura nas estratégias de antecipação e verificação das hipóteses sobre a escrita que já construíram consultando listas de palavras.

Essa atividade seria muito difícil para as crianças que ainda não escrevem alfabeticamente, trazendo muitos conflitos quando ainda não sabem quais letras a escolher para preencher os quadradinhos. Outro desafio seria a quantidade de letras para que todos os quadradinhos sejam preenchidos. Desafios que viriam consolidar a relação entre o valor sonoro das letras

e a quantidade de letras a serem usadas na escrita. A relação imagem – grafema poderá ser proposta para a redação das palavras.

Antes de propor essa atividade, o alfabetizador deve ensinar as regras de como funciona a brincadeira: cada espaço será preenchido por apenas uma letra, não podendo faltar e nem sobrar espaços (se ocorrer, está errado); algumas palavras serão escritas no sentido horizontal e outras na vertical, seguindo indicações das figuras.

Para fazer com que essa atividade se torne um desafio a ser vencido, sendo possível confrontar as hipóteses levantadas pelas crianças na escrita inicia-se esse exercício com uma LISTA DE PALAVRAS, onde o aluno encontrará, entre outras palavras, aquela que se encaixa conforme o número de letras relacionando-as ao número de quadradinhos a serem preenchidos.

Até que as crianças assimilem todas as regras dessa atividade, o alfabetizador trabalhará coletivamente, com a turma, usando letras móveis num cartaz.

Passo a passo, o alfabetizador reforçará as regras do jogo seguindo as sugestões das crianças que irão consultar a lista de palavras a serem usadas.

Quando as regras da brincadeira estiverem assimiladas, organize duplas considerando os conhecimentos sobre o sistema de escrita de seus alunos, entregando para cada um, uma cópia da atividade. Oriente como deve ser usada a lista de palavras para os alunos que ainda não escrevem, convencionalmente:


-Contar os quadradinhos vazios que há para escrever e a palavra correspondente ao desenho. (Por exemplo:, há seis espaços em que se escreverá “pipoca”; quer dizer que essa palavra se escreve com seis letras e a ilustração e o número de quadradinhos auxiliará para a escolha da coluna.)

-Procurar na lista a palavra “pipoca” fazendo correspondência entre as letras e os sons, para descobrir qual é a palavra.

Durante a prática, acompanhe os alunos, em dupla, certificando-se de que compreenderam a atividade. Percebendo que estão tendo dificuldades para localizar as palavras, dê dicas para ajudá-las na tarefa perguntando: “Com que letra acham que começa? Como localizaremos a palavra?”

Explore a lista de palavras com as crianças, ajudando-as a contar os espaços, explicando que esses correspondem ao número de letras da palavra. Oriente para localização da palavra em questão no conjunto da lista, usando o que sabem sobre as letras.

Graduando a dificuldade dessa atividade, inclua na lista mais palavras do que as necessárias para preencher a cruzadinha. Assim, aumenta o desafio relacionado à escrita; de outra forma, bastaria contarem os espaços para descobrir as palavras.

Posteriormente, inclua algumas palavras que comecem e terminem com as mesmas letras que serão utilizadas, pretendendo assim favorecer a busca de outros indícios, além das letras iniciais e finais.

No software Alfabetizar haverá um recurso para que o professor possa montar várias cruzadinhas temáticas de acordo com os modelos abaixo. Pode montar a cruzadinha e imprimir em papel ou proporcionar o preenchimento utilizando o teclado, mouse e o monitor.

No uso da cruzadinha através do software o aluno poderá trabalhar com elementos em multimídia (sons, imagens em movimentos e letras de cores diferenciadas).

Retirado de Professores Solidários

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