quarta-feira, 26 de agosto de 2009

RETIRADO DO BLOG "COELHO DA CARTOLA"

Atividades preliminares
Atividades preliminares levam apenas alguns minutos e servem para colocar os alunos em estado de alerta (numa classe muito apática), acalmá-los (numa classe de alunos hiper-ativos) ou ainda despertar a vontade de aprender. No caso de idiomas, servem para "acordar" o idioma em seu cérebro, fazendo com que esqueçam o português temporariamente e ajustem suas mentes ao idioma que estão aprendendo.

O ideal seria começar cada aula com algum tipo de atividade mas nem sempre isso é possível, todos temos um cronograma a cumprir e o tempo nem sempre é suficiente, mas apesar de tomar alguns minutos de sua aula, as atividades devem sempre ser tentadas porque poupam muito tempo depois, que seria usado chamando a atenção de alunos, pedindo que parem de conversar, ou repetindo a mesma pergunta diversas vezes.

Eu nunca fiz a "chamada", limito-me a entrar na classe, dar uma olhada geral e perguntar: "alguém faltou?" Em classes maiores eu os contava mentalmente enquanto diziam "good morning", ou analisava se havia alguma carteira vazia para checar a informação. Simplesmente colocava a falta para o aluno faltoso e deixava para preencher o restante da caderneta no intervalo ou quando estivesse em casa. Dessa forma eu conseguia alguns minutos para alguma atividade.

Apesar de o blog ser destinado a brincadeiras e dinâmicas mais elaboradas e voltadas ao aprendizado ou fixação de algo que se queira, a partir de agora publicarei também essas "atividades preliminares" que muitas vezes resolvem problemas complicados de algumas classes.

Quando vou preparar minha aula, pergunto a mim mesma: que vou fazer para que estejam prontos para aprender isso? E aí crio alguma atividade rápida para introduzir o assunto ou mesmo para colocá-los em sintonia com o que vão aprender.

Por exemplo, se vou dar uma aula de conversação, faço alguma atividade em que precisam falar algumas frases ou palavras, assim a brincadeira funciona como uma espécie de aquecimento. Se terei uma aula explicativa, onde terão que ficar atentos ao que vou mostrar e ensinar, levo uma figura e faço uma brincadeira de adivinhação, assim desperto a curiosidade e a atenção deles.

Se é uma classe de alunos que conversam muito, faço uma atividade que os acalme, se são apáticos, uma atividade na qual se movimentem, pois faz a adrenalina subir e eles ficam mais "despertos".

De qualquer forma cada caso é um caso diferente, irei publicando aqui as atividades e cada um pode usar da forma que estão, adaptar ou mesmo podem servir de inspiração para que você crie suas atividades.

O importante é não fazer tudo sempre igual, despertar a curiosidade e o interesse deles levando sempre novidades e surpreendendo-os sempre. Com isso teremos um caminho bem menos pedregoso e o aprendizado deles se dará de forma mais rápida e agradável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário