sábado, 16 de maio de 2009

Matemática

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MC08 - O MATERIAL DOURADO
E AS QUATRO OPERAÇÕES
Andréia Goldani
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Elena Haas Chemale
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O material dourado foi criado pela educadora Maria Montessori (1870
– 1952) para trabalhar com crianças que apresentavam dificuldades de
aprendizagem. Devido ao grande "sucesso" deste material didático-
pedagógico o trabalho começou a ser desenvolvido em sala de aula para
trabalhar atividades como o sistema de numeração decimal, as quatro
operações, as frações, números decimais, porcentagem, áreas e volumes.
O nome material dourado está relacionado às contas de plástico
transparente na cor dourada que deu origem a este recurso pedagógico. Hoje,
o material é de madeira, apresentado em quatro tipos: cubo, placa, barra e
cubinho, porém temos outras alternativas para sua montagem como EVA
(borracha) ou de papel cartona ou cartolina.
Na exploração do material dourado o professor deverá, num primeiro
momento, deixar que o aluno manipule livremente as peças do jogo para que
ele se familiarize com as mesmas e que, através desta manipulação,
reconheça as relações que existem entre elas. Após esta atividade, o professor
junto com os alunos deverá dar o nome convencional das peças para que
todos usem a mesma nomenclatura. Esta exploração deve acontecer de modo
gradativo iniciando pelo uso da casa das unidades, passando após para a das
dezenas e depois para as centenas. A passagem de uma ordem para a outra só
deve acontecer quando o aluno compreender bem o significado da dezena ou
centena. E, para que isto aconteça realizamos atividades como:
A formação do numeral no que diz respeito a valor relativo e
absoluto, por exemplo:
25 = 10 + 10 + 5
136 = 100 + 30 + 6, etc.
A construção de figuras, por exemplo:
a) O professor pede que construam a figura que desejarem e, depois,
contem quantos cubinhos foram utilizados?
Depois pode sugerir que eles construam:
b) Um avião com 18 cubinhos?
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Licenciadas em Matemática. Professoras do Instituto de Educação Cenecista Marquês de Herval
e Faculdade Cenecista de Osório – RS.
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c) Uma ponte com 26 cubinhos?
Neste momento os alunos já devem fazer a troca de 10 cubinhos
(unidades) por 1 barra (dezena).
Jogo: "Qual é o número formado?”
E muitas outras atividades que explorem o sistema de numeração
decimal, o sucessor e o antecessor dos números.
Não podemos esquecer de trabalhar numerais com o uso do zero em
uma das casas como, por exemplo, os numerais 20, 105, 210, etc.
Após o aluno identificar, compreender e escrever os numerais,
poderemos passar para a fase das operações.
Na adição com números naturais devemos começar seguindo alguns
passos:
1º) adição de dois numerais de um algarismo cada, primeiro sem
transporte e depois com transporte;
2º) adição de um numeral de dois algarismos com um de um
algarismo, sem transporte e após com transporte;
3º) adição de dois numerais com dois algarismos cada, sem transporte
e com transporte;
4º) adição de numerais com mais de dois algarismos explorando as
mais diversas dificuldades.
Na subtração com números naturais devemos seguir os passos da
adição. Começamos pela subtração sem retorno para depois realizarmos a
subtração com retorno.
Quando usamos o material concreto, podemos realizar as trocas da
centena pelas dezenas e da dezena pelas unidades pode ser feita de maneira
invertida ou ao mesmo tempo, pois o importante é que o aluno compreenda o
que está fazendo e seja capaz de construir a regra.
Com este material a multiplicação é trabalhada inicialmente como
adição de parcelas iguais, para que o aluno possa construir a técnica da
operação, porém mais tarde devemos usar outras formas de multiplicação.
Na divisão a idéia inicial é de repartir quantidades iguais em grupos.
Inicia-se operando das ordens maiores para as menores, efetuando trocas
quando necessário. É aconselhável usar estes materiais para a divisão com
um algarismo no divisor, além do que se bem trabalhadas todas as
dificuldades, o aluno construirá o algoritmo (técnica) não necessitando mais
usar o material concreto.
O uso do material dourado é importante porque as relações numéricas
abstratas passam a ter uma imagem concreta, facilitando a compreensão.
Obtém-se, então, além da compreensão dos algoritmos, um notável
desenvolvimento do raciocínio e um aprendizado bem mais agradável

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