segunda-feira, 12 de outubro de 2009

contos de fadas

III PROJETO : LITERATURA INFANTIL

DESPERTANDO O PRAZER PELA LITERATURA INFANTIL

Local de Execução do Projeto: E.M. MANOEL MORAES DA SILVA

Coordenação: Profa. Regina Célia Valadares Gonçalves

Elaboração/execução: Professorandas das turmas 3101 e 3102

Público Alvo: Alunos do 1o. Segmento do Ensino Fundamental

A IMPORTÂNCIA DE SE TRABALHAR COM LITERATURA INFANTIL

O impulso de contar histórias deve ter nascido no homem, no momento em que ele sentiu necessidade de comunicar aos outros alguma experiência sua, que poderia ter significação para todos. Concentram-se aqui a íntima relação entre a literatura e a oralidade. A leitura é uma atividade permanente da condição humana, uma habilidade a ser adquirida desde cedo. Lê-se para sonhar, viajar com a imaginação. Lê-se por prazer e curiosidade. Lê-se para aprender e ficar informado. Lê-se para questionar e resolver problemas. A leitura permite ao leitor manipular o próprio tempo, evolvendo-o em idéias, acontecimentos e fazendo-o interagir com o mundo de forma mais atraente. Mas, não há literatura sem leitor, e o texto nunca é o mesmo, porque provoca cada um de modo diferente.

"Ler histórias sempre, sempre... É poder sorrir, rir, gargalhar com as situaçòes vividas pelas personagens, com a idéia do conto ou com o jeito de escrever de um autor e, então, poder ser um pouco cúmplice desse momento de humor, de brincadeira, de divertimento...

É também suscitar o imaginário, é ter a curiosidade respondida em relação a tantas perguntas, é encontrar outras idéias para solucionar questões. É uma possibilidade de descobrir o mundo imenso dos conflitos, dos impasses, das soluções que todos vivemos e atravessamos. Ë ouvindo histórias que se pode sentir(também) emoções importantes, como a tristeza, a raiva, a irritação, o bem-estar, o medo, a alegria, o pavor, a insegurança, a tranqüilidade, e tantas outras mais (...)Pois é ouvir, sentir e enxergar com os olhos do imaginário."

A escola representa a única oportunidade de ler que muitas crianças têm. É necessário, portanto, propiciar, nas salas de aula e salas de leitura, a dinamização da cultura viva, diversificada e criativa, que representa o conjunto de formas de pensar, agir e sentir da nossa gente, nossas crenças, expectativas e esperanças. É também estar aberto para outras culturas.

A leitura é um processo amplo, que envolve a produção do sentido. De nada adianta ler sem compreender, ouvir sem gostar. É no encontro com qualquer forma de Literatura que os homens têm a oportunidade de ampliar, transformar, ou enriquecer sua própria experiência de vida.

"O primeiro contato da criança com um texto é feito oralmente, através da voz da mãe, do pai, ou dos avós, contando contos de fada, trechos da Bíblia, história inventadas (tendo a criança ou os pais como personagem), livros atuais ou curtinhos, poemas sonoros e outros mais.. contados durante o dia , numa tarde de chuva, ou estando todos soltos na grama, num feriado ou domingo – ou num momento de aconchego, à noite , antes de dormir, a criança se preparando para um sono gostoso e reparador, e para um sonho rico, embalado por uma voz amada." ( ABRAMOVICH, Fanny )

OBJETIVO GERAL DO PROJETO:

Despertar o interesse e o gosto pela leitura, ampliando assim o universo lingüístico da criança.

Sugestões de atividades:

Baú de histórias, com vários livros para serem lidos, trocados, contados, desenhados, reescritos;
Baú da fantasia para que possam dramatizar a(s) história(s) contada(s);
Contar a vida do autor e aproveitar para explicar como se faz uma biografia;
Criar suspense antes de contar a história, explorar a capa do livro, suas ilustrações, título;
Colocar nas costas de um aluno ( ou mais de um se quiser colocar várias palavras), um papel com uma palavra escrita, para que a turma tente ler o que está escrito (o aluno evita a leitura) e adivinhe do que se trata o livro;
Usar voz expressiva, animando a leitura, fazendo perguntas e comentários, , imitando e inventando vozes para cada um dos personagens, montando cenários e enfatizando situações emocionantes;
Organizar a turma em grupos e distribuir uma folha em branco, ou com a parte escrita para que ilustrem, ou ao contrário com a ilustração para pintem e escrevam e montem um livrão coletivo;
Contar uma história e pedir a turma em grupos para que reescrevam, ilustrem e contem para a turma;
Recontar a história com fantoches; com o uso de "microfone" de fantasia; na "televisão" ;
Caracterizar personagens ( bom momento para identificar valores humanos);
Analisar o assunto principal da história;
Desenhar, recortar, colar, montar cenas da história e produzir textos;
Cantar, recitar, músicas e poemas relacionados a história;
Produzir um texto que conta como seria se a Bela Adormecida acordasse hoje (o que não existia há cem anos atrás/ como ela viver);
Distribuir contos de fadas diferentes aos alunos organizados em grupos. Entregar um envelope com palavras que representem objetos da modernidade. Pedir que leiam o conto e recontem introduzindo o elemento da modernidade. Por ex. a história de Cinderela que tinha um telefone celular;
Contar a história e não dizer o fim , pedir aos alunos que em grupo , organizem um fim para a história, contar para todos;
Recontar a história em quadrinhos;
Contar a história retirada de um livro, mostrar também em cd ou fita cassete e ainda em vídeo. Traçar comparações e ao final ilustrar ou montar um livro;
Em roda colocar os livros no meio da sala ou distribuir um para cada um . pedir que leiam e ainda na roda recontem a parte que mais gostaram da história. Ilustrar no final;
Usar um objeto qualquer que tenha na história a ser contada, colocar numa caixinha para que as crianças adivinhem o que tem e qual é a história. Dar dicas e pistas;
Teatro de fantoches, teatro de sombras, teatro de palitoche, dramatizações;
Utilizar a mesma história contada em épocas e autores diferentes para que façam comparações:elaborar novas versões dos contos de fadas;
Distribuir nos grupos, num envelope quatro a cinco poemas ou textos do autor trabalhada . enquanto lêem os poemas podem manusear livros do autor. Finalizando a leitura, distribuir materiais de desenho para os alunos. Cada componente do grupo escolhe um poema para ilustrar, montar um cartaz com fragmentos dos poemas ou os poemas inteiros e os desenhos;
COMO FAZER SUA BIBLIOGRAFIA

Será necessário citar pelo menos 2 autores na pesquisa para elaboração do projeto. Na realidade existe uma grande variedade de normas para citação bibliográfica. Optaremos pela forma que se considera mais prática e que consta do material da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas):

DA CITAÇÃO DE UM LIVRO:

Nome e sobrenome do autor ( o sobrenome vem primeiro em letras maiúsculas)
Título do livro e subtítulo, em grifo(negrito), sem aspas;
Coleção se for o caso;
Número da edição, se for o caso;
Cidade da edição – se não constar, escrever "S.L." ( sem local);
Editora;
Data da edição – se não constar, escrever "S.D."(sem data);
Número de volumes, se for o caso;
Exemplo: MINAYO, MC(Organizadora), Pesquisa Social, teoria, método e criatividade, 3ª edição,Petrópolis, Editora Vozes – 1994.
DA CITAÇÃO DE UMA REVISTA:

Nome e sobrenome do autor ( o sobrenome vem primeiro em letras maiúsculas);
Título entre aspas;
Título da revista em grifo, sem aspas;
Volume e número do fascículo;
Mês e ano;
Páginas onde consta o referido artigo.
Exemplo: FIORE, De Elizabeth (organizadora). "A viagem da leitura nas terras do faz- de –conta". Nova Escola. Nº 112, maio, 1998, p.10-19.
BIBLIOGRAFIA:

.FIORE, De Elizabeth (organizadora). "A viagem da leitura nas terras do faz-de –conta". Nova Escola. Nº 112, maio, 1998, p.10-19.

.MINAYO, MC (Organizadora), Pesquisa Social, teoria, método e criatividade, 3ª edição,Petrópolis, Editora Vozes – 1994.

. ABRAMOVICH, Fanny – Literatura Infantil, Gostosuras e bobices

.MINISTÉRIO,Cristina (organizadora). "Literatura – passaporte para o prazer". AMAE Educando. Nº 292, junho, 2000, p.8-13.

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