sábado, 31 de outubro de 2009

OLHO DE HÓRUS

O caso é que ela fez um post sobre tatuagens egípcias e mais especificamente de tatuagens do Olho de Horus, o também chamado Udyat (ou Udjat).

Foi na minha adolescência que começou esta vontade de saber sobre a cultura do Egito, junto com a Maya, minha mana da alma. Nós tínhamos uma fixação especial com o Olho de Horus e pensávamos tatuá-lo no tornozelo, juntas.

Tínhamos conhecido o Olho de Horus pelo poder mítico associado a ele, poder de proteção, sanação e até purificação; nunca chegamos à casa de tatuagens, já não lembro o porque (sim fizemos o segundo furo na orelha, juntas).

O Udyat significa “o que está completo” e graças à Franca, aprendi algo sobre ele que não tinha conhecido, sua história.

Horus era filho de Osiris e irmão do Seth; após que Seth assassinara ao seu próprio pai, Horus procurou vingança, começando o combate com seu irmão. Foi nessas muitas lutas contra o Seth que Horus perdeu o seu olho esquerdo; o deus Thot, apiadando-se dele, honrou-o com um novo olho, dotado de qualidades mágicas e foi com ele que Horus teve a oportunidade de devolver a vida ao seu pai, Osiris.

Foi graças a esta lenda que o Udyat adquiriu o status de amuleto mágico e ficou popular no Antigo Egito. Alhas, em imagens das pirâmides, em documentos antigos e até no cinema, podemos ver sua popularidade pois, mesmo que você não soubesse o que ele era, certamente já tinha-o visto.

O Egito é uma terra cheia de mistérios, que a muito tempo vem cativando pessoas de todos os cantos do mundo; já foi uma terra muito abençoada, berço de uma civilização fascinante que deixou sua marca no mundo até a atualidade, e que certamente seguirá impondo sua presença na história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário